"Seu bem-estar é o nosso objetivo"

Grupo, Casal, Família

 
PSICOTERAPIA DE GRUPO:

O grupo é um espaço de troca de experiências: o outro te escuta e demonstra confiança, suporta sua fragilidade e expressa a dele. E, o mais importante: compartilha uma estratégia para solução dos conflitos, que talvez, você nunca tenha pensado. A terapia em grupo, é uma possibilidade de solução de conflitos. O grupo mantém distância saudável e necessária e permite encontros eternos.

Os trabalhos geralmente ocorrem com grupos de semelhantes, como por exemplo, jovens em busca do primeiro emprego. No grupo, estes jovens podem conhecer dinâmicas, posturas diante da entrevista, marketing pessoal, entre outros.

Em um grupo da melhor idade, os integrantes podem trocar locais para entretenimento, angústias, preferências, enfim, afastar o isolamento que é prejudicial à saúde física e psicológica.

São muitas as vantagens dos tratamentos na modalidade grupal: o custo é reduzido, há elevação da autoestima dos integrantes, conscientização de que não são únicos na problemática vivenciada.

Os objetivos são fortalecer a segurança individual, promover o autoconhecimento, o respeito, ensinar a pessoa a se cuidar para ter o que oferecer em uma relação, dirigir sua vida sem se paralisar diante das dificuldades, diminuir a ansiedade e os medos.

 
 
PSICOTERAPIA DE CASAL:

Todos os casais passam por problemas. Isso não quer dizer que o amor ou a admiração acabou, mas é sinal de que algo precisa ser feito para que este relacionamento entre em equilibrio.

O profissional não se intromete no relaçao entre o casal ou diz o que precisa ser feito, ele auxilia o par a identificar comportamentos que estão inadequados e podem comprometer a convivência do casal.

O objetivo da terapia de casal é melhorar ou aumentar a comunicação, mudar padrões destrutivos, aliviar dificuldades sexuais, descobrir novas habilidades para se comunicar.

Nem sempre o (a) companheiro (a) concorda com a terapia de casal, não se desespere. Se ele (a) não quer receber o tratamento, você pode fazer terapia individual e o efeito vai ser positivo para sua vida e para seus relacionamentos.

O profissional contribui para que as situações cotidianas, as mágoas e o desgaste não destruam seu relacionamento.

 

 

 
 
PSICOTERAPIA FAMILIAR:

A psicoterapia familiar é a psicologia aplicada em todos os membros da família.  Com o objetivo de avaliá-los e proporcionar que estes se engajem na mudança de comportamentos de seus membros ou de um dos seus membros. Muito recomendada quando há casos de dependência química ou quando um dos membros da família está passando por um problema grave, pois toda a família costuma ser afetada, sendo necessário que toda ela freqüente a psicoterapia.

Alguns autores da Psicologia definem o “bode expiatório” como o indivíduo que é responsabilizado pelas ações de terceiros, objeto de projeção. Se tornando depositário das emoções negativas dos outros familiares. Produzindo muita angústia e sofrimento neste indivíduo, em alguns casos até sentimentos de culpa.

O psicólogo tem a função de mediador de conflitos. Não é o solucionador. Depois de conhecer a dinâmica familiar e fazer avaliações, o profissional estimula as mudanças.

Lembrando que a família é o espaço básico de aprendizagem na vida de uma criança, se conflitos forem identificados, a solução dos mesmos além do alívio, contribui para o desenvolvimento de indivíduos mais equilibrados. Porque a família mesmo diante das mudanças de estrutura e composição, continua sendo a base da sociedade.

 

“A família é uma estrutura social básica,
que se configura pelo entrejogo de papéis diferenciados (pai, mãe, filho),
entrejogo que constitui o modelo natural de interação em grupo."
 
Pichon-Riviére, (1994).
 

Para maiores detalhes ou informações sobre qualquer modalidade de terapia, entre em contato com um de nossos profissionais.

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode