"Seu bem-estar é o nosso objetivo"

Psicologia Infantil - Ludoterapia

Na impossibilidade de uma criança sentar em frente ao psicólogo e falar sobre seus problemas, a autora Melanie Klein introduziu o brincar no atendimento psicológico infantil. Atualmente denominada LUDOTERAPIA, se refere ao momento em que a criança através do brincar expressa seus conteúdos internos, seus conflitos, frustrações, anseios e dificuldades. Desta forma o profissional poderá auxiliá-la na obtenção de uma solução que possa diminuir ou extinguir a dor, permitindo adaptação social. Utilizando técnicas diversas e observando cada criação da criança. Através do brincar ela aprende a reparar as situações conflitantes, inicialmente no nível da fantasia e posteriormente transpondo essa solução para o mundo real.

Em muitos casos a criança não tem consciência desse sofrimento. Podem apresentar dificuldade em acompanhar as atividades escolares, seu sono pode estar agitado, pode apresentar enurese (falta de controle sobre a urina), agressividade, depressão, falta de limites, entre outros comportamentos. 

As crianças em sua maioria aderem tranqüilamente ao tratamento, resultando na melhora das relações interpessoais, desenvolvendo tolerância, ampliando a criatividade.

Esse tipo de tratamento pode ainda realizar avaliações do nível de desenvolvimento, características da personalidade, avaliação cognitiva, etc.

Ressaltando que no atendimentos de crianças, o profissional deve contar sempre com a colaboração de seus responsáveis, seja auxiliando-as nas tarefas ou mesmo explicando-lhes a necessidade do tratamento.

 

"A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência,
controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração
da personalidade e por prazer.”
 
Winnicott

 

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode