"Seu bem-estar é o nosso objetivo"

Você tem saúde?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, não sendo apenas a ausência de enfermidade.

Mas, atualmente, quem goza desse estado pleno? Quem tem uma rotina calma, onde desfrute do lazer, tenha boa qualidade de vida ou tranquilidade no ambiente de trabalho e familiar? Gostaríamos que assim fosse, mas na realidade sabemos que não acontece exatamente dessa forma. Hoje, as pessoas levam uma vida agitada e muitas vezes não têm tempo para cuidar do corpo e da mente. Inquietudes, pressa, incertezas, indagações sobre os acontecimentos da vida, desgaste constante de energia física e mental, levam o indivíduo ao cansaço, ao sofrimento psíquico e psicossomático.

Pensando na Saúde Mental, além da dificuldade de delimitar o conceito, contamos com percepções diferentes sobre o assunto. Além disso, há a interferência dos valores sociais de época e lugar. Nas sociedades primitivas uma  pessoa com alucinações poderia ser considerada uma divindade; já na Idade Média o quadro era tido como possessão demoniaca e a solução era a morte na fogueira (Coleman, 1973).

E hoje como a situação é vista?

De acordo com cada cultura, família e profissionais envolvidos no tratamento. Mas algo é certo; pacientes com enfermidades psiquiátricas e psicológicas estão recebendo mais respeito.

Este veículo tem o intuito de desmistificar a atuação do psicólogo e compartilhar suas descobertas, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar humano.

 


 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode